Email e SMS Marketing: como implementar estratégias para o seu supermercado?

28 de junho de 2023

O marketing pode trazer inúmeros benefícios para os mais diversos tipos de estabelecimentos comerciais, como é o caso de supermercados. Por meio de determinadas ações, é possível atrair um grande número de clientes para vender mais.


Da mesma forma, por meio do marketing, também é possível
aproximar o cliente do negócio e transformar os consumidores em compradores recorrentes, aumentando assim as chances de fidelizá-los


Diante do grande número de estabelecimentos, marcas e produtos, é necessário adotar
estratégias de marketing para conquistar o cliente. Por isso, para se destacar dos demais, alguns supermercados buscam atrair os consumidores utilizando estratégias voltadas para a comunicação.


Para isso, é importante investir em ações focadas no cliente, como é o caso do
email e SMS marketing. Por meio dessa estratégia, é possível trazer inúmeros benefícios para o negócio. Quer saber como? então continue lendo.


O que é email e SMS marketing?


Antes de mais nada, é preciso entender o que é o email e SMS marketing. De forma geral,  podemos dizer que o email marketing é uma
prática que conecta empresas e consumidores por meio do canal de comunicação.


A estratégia consiste no
envio de emails para uma lista de contatos com o intuito de estabelecer uma comunicação com os consumidores e cumprir diversos objetivos de marketing. 


Logo, por meio do email marketing é possível
estabelecer uma conexão direta com o público do supermercado, estreitar o relacionamento com o consumidor, fidelizar o cliente e gerar vendas.


Já o SMS marketing consiste no envio de mensagens de texto para telefones celulares com o objetivo de divulgar ou vender produtos e serviços, de forma clara e objetiva. Dessa forma, o SMS é capaz de informar sobre promoções, novidades e oportunidades no negócio.


Apesar do surgimento de novos canais de comunicação, o SMS ainda é um importante canal de marketing. Isso porque, segundo o IBGE,
79% da população brasileira com 10 anos ou mais possui um aparelho de celular. Logo, a estratégia pode atingir um público amplo, sem a necessidade de internet ou custos por parte dos usuários.


Tanto o email quanto o SMS marketing costumam ser enviados por meio de ferramentas de automação. Logo, as duas alternativas podem ser vistas como rápidas e práticas para atingir um grande público.


Por que utilizar estratégias de marketing no supermercado?


Agora que você já sabe mais sobre email e SMS marketing deve ter entendido o motivo de utilizar estratégias como essas no supermercado. Nesses estabelecimentos, o marketing vai além da divulgação do negócio, ele pode
influenciar na decisão dos clientes, incentivando para que comprem mais.


Assim, o acesso instantâneo e simplificado à informação por meio do email e do SMS marketing fez com que as pessoas utilizassem essas estratégias para conferir ofertas e preços antes de visitar estabelecimentos. 


Dessa forma, as ações de marketing devem ser voltadas para
atrair o maior número possível de clientes para o seu supermercado, além de oferecer a eles uma boa experiência de compras como forma de fidelizá-los.


Outro motivo para investir em email e SMS marketing no seu supermercado é que ações como essas
não exigem grandes investimentos, possibilitando a utilização de orçamento com flexibilidade.


Além disso, a adoção de algumas estratégias podem melhorar a experiência do cliente, firmando laços entre consumidor e supermercado. Sendo assim, as estratégias de marketing para supermercado podem possibilitar:


  • Comunicação eficiente e precisa com os consumidores;
  • Conteúdo personalizado e atrativo;
  • Conquista e fidelização de clientes;
  • Posicionamento eficiente da marca.


No entanto, é importante deixar claro que, para isso, é necessário que os consumidores deem permissão para o envio das mensagens e emails, para que seu supermercado não seja vista como invasivo. 


Como implementar estratégias de email e SMS marketing para o supermercado?


Para construir um relacionamento com o consumidor, é necessário encontrar
formas de estabelecer uma comunicação do seu supermercado com o cliente, de forma a incentivar a compra e trazer benefícios para o público.


Além das redes sociais, que já são uma realidade quando o assunto é marketing digital,  é importante
utilizar outras plataformas para atingir um público que não está ali, permitindo que o cliente acompanhe sua marca mais de perto, como é o caso do email e das mensagens de texto.


Por meio do SMS (mensagens de texto) é possível estabelecer comunicações diretas com os consumidores, informando sobre ofertas, ações promocionais e novidades da sua loja. Assim, é possível enviar alguns tipos de mensagens:


  • Promocional: Esse tipo de SMS tem o intuito de informar o cliente sobre promoções no supermercado, divulgar novos produtos e serviços, além de indicar as ofertas e cupons de desconto. 


  • Institucional: São mensagens enviadas com o objetivo de reforçar o posicionamento da marca, assim como os valores e ações sociais desenvolvidas e apoiadas pelo supermercado.


Além disso, existem alguns tipos de email marketing para incluir na estratégia do seu supermercado:


  • Newsletters: Consiste em um boletim de notícias baseado no envio periódico de mensagens voltadas para algum tema. Logo, esse formato ajuda a manter os consumidores próximos da marca e bem informados.

  • Emails promocionais: Tem o intuito de promover a venda de produtos e serviços. Dessa forma, esse tipo de email costuma conter ofertas, preços e descontos, além de links diretos para a página de compra. 

  • Emails transacionais: Consistem em mensagens que os consumidores recebem quando fazem transações ou cadastros no supermercado.


Abaixo, reunimos algumas dicas para utilizar na hora de enviar email ou SMS marketing para os clientes do seu supermercado:


  • Não envie muitas comunicações para o consumidor, pois isto pode ter o efeito contrário no cliente, que pode ficar chateado e pedir para sair da lista de contatos;

  • Busque maneiras para gerar curiosidade nos consumidores, enviando mensagens com frases como, por exemplo, “promoções válidas até amanhã”, ou “enquanto durarem os estoques”.

Conclusão


Esperamos que tenham gostado do post e entendido a importância de utilizar estratégias de marketing no seu supermercado para estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente, como é o caso do email e do SMS marketing. 


Assim, por meio dessas ferramentas, é possível impulsionar as vendas, fidelizar os consumidores e possibilitar a coleta de informações necessárias para a tomada de decisão dos gestores.


Dessa forma, por meio dessas estratégias de marketing para supermercados, você pode promover seu negócio e se destacar da concorrência. Para isso, conte com a ajuda de profissionais no assunto para promover o marketing do seu negócio da melhor maneira.

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